9.9.07

Luis Bragança Gil


Luís Bragança Gil nasceu em Paris em 1961. Estudos Musicais em Piano (Elisa Lamas), Canto (Luis Madureira/Max Van Egmond), Composição
(Constança Capdeville) e Direcção Coral (Francisco D'Orey/Erwin Lizt/ Josep Prats). Licenciatura em Arquitectura pela Univ. Técnica de Lisboa, 1985. Mestrando em Musicologia na Universidade de Évora, estando neste momento a preparar a Tese de Mestrado sob orientação do Prof. Rui Vieira Nery. Desde 1981 que dirige diversos grupos corais e instrumentais tais como o Coro da Universidade de Lisboa (Dir- adjunto), o Coro da Escola Sup. de Belas Artes de Lisboa, O Coro do Instituto Sup. de Agronomia, o Grupo Vocal ARSIS, a Camerata Vocal de Torres Vedras ou a Orquestra de Câmara de Torres Vedras. É professor de Música do quadro da Escola de Dança do Conservatório Nacional (desde 1991). É professor da Classe de Coro do Conservatório de Música Metropolitano de Lisboa, desde 2008. Foi professor de Expressão Oral e Técnica Vocal na Escola Profissional de Teatro de Cascais de 2000 a 2005. Tem orientado diversos workshops e seminários de Direcção Coral, Técnica Vocal e Animação Musical, em Portugal e pela Europa, e participado em diversos Symposia Internacionais de Arte e Multimédia.
Da sua actividade como compositor destaque-se a obra "Sobre o Vulcão", Cantata para 3 solistas, Coro e Ensemble Instrumental, com libreto de Luísa Costa Gomes, que foi estreada nos Encontros ACARTE - Fund. C. Gulbenkian/96. Tem igualmente composto para Teatro, trabalhando com encenadores como Antonino Solmer, Manuel Cintra e Nuno Carinhas para encomenda do Festival 100 Dias/EXPO'98. Em 1999 apresentou o seu primeiro bailado em colaboração com o coreógrafo Didier Chazeau, para Orquestra de Câmara e electrónica espacializada, no âmbito do Estudio Coreográfico'99 da Companhia Nacional de Bailado, bailado que ganhou o prémio "CNB - melhor ideia original". A PORTO 2001 encomendou-lhe duas obras: "Erupção - Suite para catorze instrumentistas e manipulação deimagens" para o REMIX-Ensemble e "Deambulação" para cinco vozes solistas. No âmbito do Teatro-Musical compôs e apresentou ainda em 1999 "Libentíssimo" - Recital satírico de música e poesia - para três cantores, um actor , piano e percussão , numa dramaturgia de Luísa Costa Gomes, no Centro Cultural de Belem, voltando a criar em Março de 2002 o "Libentíssimo 2", com a mesma equipa.
Do seu trabalho de Instalação Musical, refira-se a utilização de tecnologias electroacústicas e/ou interactivas e de espacialização do som, em obras pensadas para espaços concretos - site specific works - nos seguintes locais: Mãe d'Água/92; Convento dos Cardaes e Galeria Palmira Suso/93; Patriarcal/94 (encomenda 7ª Colina, Lisboa 94); I.M.M.S. - International Multi-Media Symposium Azores/95; ICTM'97, Conferência Internacional sobre Tecnologias e Mediação, Palácio Galveias, Lisboa, 97; Cyber'98 - Criação na Era Digital, Centro Cultural de Belém, Lisboa/98; "Contemplação"-Simpósio Intern. De Arte do Feital/Transforma-Torres Vedras/2000 e "Blind Eagle" - BreadMaters III - Mediating through Art and Bread - West Cork Arts Centre,Skibbereen /Irlanda/2005. Foi comissário para a selecção musical da música portuguesa do Sec. XX e criador da música para o genérico do CD-Rom "Arte Portuguesa do Século XX" produzido pelo Instituto de Arte Contemporânea/Ministério da Cultura em 1998.
Foram editados dois discos com música de sua autoria:
  • A Cantata "Sobre o Vulcão" - gravação ao vivo dos Concertos de Estreia da obra com interpretação do Meteoros Ensemble, com direcção do Autor (edição Corda Bamba/Autor)
  • "Ode ao Vinho" gravação ao vivo dos Concertos de Estreia com interpretação da Camerata Vocal de Torres Vedras, com direcção do Autor (edição C.V.T.V./Autor).

Sem comentários: