25.9.07

Novos Coralistas (2)

O Coral Paradoxal conta, a partir de hoje, com dois novos membros:

  • Mafalda Reis (Contralto)
  • Margarida Aguiar (Soprano)
Sejam bem-vindas!

23.9.07

Natal em Setembro...


... só no Coral Paradoxal.

É verdade, faltam ainda três meses para andarmos todos na azáfama da procura de prendas, do enfartamento em doces e pequenas delícias caseiras, ou mesmo na correria dos dias que antecedem o Natal, mas este coro já começou a planear um dos grandes eventos do seu trimestre: a Grande Festa de Natal Paradoxal.

Ainda podemos adiantar muito pouco, mas sabemos que se planeia algo em grande, com muito convívio, cultura e cantorias, e que, pela primeira vez, será um evento totalmente organizado pelos coralistas, para os coralistas, familiares, amigos e quem mais vier por bem.

Brevemente serão disponibilizadas mais informações. Até lá, desejos de um excelente Outono!

22.9.07

Nova galeria de fotografias online disponível


A nova galeria pública de fotografias do Coral Paradoxal está já disponível, online, depois da anterior ter sido apagada por motivos de força maior.

Assim, a partir de agora, para aceder a imagens de ensaios, workshops, concertos ou simplesmente de alguns dos melhores momentos dos nossos coralistas, basta aceder a:

http://www.flickr.com/photos/coralparadoxal/

ou clicar no link "Flickr" que passa a estar na secção "Coral Paradoxal na Web" na barra lateral direita deste blogue.

21.9.07

"Actualizações do blogue e Newsletter"

Está cansado(a) de procurar actualizações no blogue do Coral Paradoxal?

A partir de agora pode passar a receber os novos posts deste blogue automaticamente na sua caixa de correio electrónico. Para isso basta introduzir o seu endereço na caixa que se encontra na secção "Actualizações do blogue e Newsletter" da barra lateral direita desta página e o mesmo será adicionado a uma lista de distribuição do Googlegroups que fará o envio desta informação automaticamente.

Brevemente passará a ser distribuída a Newsletter do Coral Paradoxal com todas as informações relevantes da vida coral, através dessa mesma lista.

Se tem interesse em receber a nossa informação não hesite. Inscreva-se!


Nota: as actualizações da "Agenda de Concertos e Eventos" e do "Calendário de Ensaios e Workshops" não serão enviadas por correio electrónico. Se pretende manter-se a par das actualizações destes dois itens terá que continuar a visitar o nosso blogue.

18.9.07

Concerto agendado

Foi hoje anunciado, no decorrer do ensaio semanal, o agendamento do próximo concerto do Coral Paradoxal.

Terá lugar na Azambuja (em local a definir), às 17 horas do dia 14 de Outubro. Não faltem!

Novos Coralistas (1)

O Coral Paradoxal conta, a partir de hoje, com três novos membros:

  • António Marques (Tenor) - volta a juntar-se a nós depois de um ano de ausência
  • Hugo Barreiros (Baixo)
  • João Reis (Tenor)
Sejam bem-vindos!

11.9.07

Admissão no Coral Paradoxal


O Coral Paradoxal está em actividade desde 25 de Outubro de 2005. No entanto, estamos a admitir novos Coralistas.

Modo de selecção: Cada possível Candidato deverá enviar um mail ao Director do Coral Paradoxal a auto propor-se. Ser-lhe-á envianda uma ficha de candidatura que deverá reenviar, preenchida. Depois de receber a ficha será marcada uma data para a Prova de Voz + Ensaio Experimental. Caso o Candidato seja aprovado irá fazer um estágio de 3 meses com o coro, que implica um trabalho suplementar com o Maestro ou com o Chefe de Naipe, para além dos ensaios. Para garantir a permanência efectiva do estagiário durante estes 3 meses, ele irá pagar as mensalidades correspondentes a esses 3 meses logo no início deste período probatório. No final do período de estágio será feita uma Prova Final de Admissão.

No primeiro dia em que comparecer, cada Candidato fará uma pequena prova com o Maestro, seguida de um Ensaio à experiência. No final do ensaio, o Maestro conversa com o Candidato sobre a sua admissão.

10.9.07

Ensaios

Sessões de 2 horas e 15 minutos

Periodicidade

Semanal: Terças-Feiras
Horário: entre as 21.15h e as 23.30h


Local de Funcionamento

Padaria do Povo
Rua Luis Derouet, nº 20


Percurso

No seu primeiro ano de funcionamento (2005/2006) o Coral Paradoxal ensaiou no Ateneu Comercial de Lisboa - Rua Portas de Santo Antão, Restauradores.

No seu segundo ano (2006/2007) o Coral Paradoxal procurou um novo local de ensaio, tendo passado o mês de Setembro no Centro Em Movimento (C.E.M.) - na Rua dos Fanqueiros, 150, 1º - e o mês de Outubro na Escola Padre António Vieira - em Alvalade.
A partir de Novembro de 2006 as actividades passaram a realizar-se na Padaria do Povo.

No terceiro ano de actividade (2007/2008), procurando sempre melhorar, os ensaios do Coral Paradoxal passaram a realizar-se nas novas instalações das livrarias "Ler Devagar" e "Eterno Retorno", na Fábrica do Braço de Prata, na zona oriental de Lisboa.

A partir de Outubro de 2008, os Paradoxais ensaiam na Padaria do Povo e continuam a desenvolver o programa Bestas do Mundo

Membros

Maestro


Coralistas

Sopranos

  • Nucha Sousa
  • Miecas Teixeira
  • Ana Ferreira
  • Elsa Bruxelas
  • Teresa Boieiro
  • Clara Cotrim
  • Mimi Fossard
  • Marta Lourenço
  • Catarina Mourão
  • Ana Marques
  • Joana Cabral

Contraltos

  • Helena Abreu
  • Luísa Costa Gomes
  • Vicky d'Orey
  • Maria Borges
  • Ana Borges
  • Patrícia Faria
  • Cláudia Borges
  • Marta Borges

Tenores

  • Fernando Marques
  • Rui Gonçalves
  • Pedro Cláudio
  • Luís Vieira Pinto
  • Fernando Crespo
  • João Regal

Baixos

  • João Bráz Gonçalves
  • André Mourão
  • Álvaro Carvalho
  • Filipe Vargas
  • Nuno Mariz
  • Pedro Barata Correia

9.9.07

Luis Bragança Gil


Luís Bragança Gil nasceu em Paris em 1961. Estudos Musicais em Piano (Elisa Lamas), Canto (Luis Madureira/Max Van Egmond), Composição
(Constança Capdeville) e Direcção Coral (Francisco D'Orey/Erwin Lizt/ Josep Prats). Licenciatura em Arquitectura pela Univ. Técnica de Lisboa, 1985. Mestrando em Musicologia na Universidade de Évora, estando neste momento a preparar a Tese de Mestrado sob orientação do Prof. Rui Vieira Nery. Desde 1981 que dirige diversos grupos corais e instrumentais tais como o Coro da Universidade de Lisboa (Dir- adjunto), o Coro da Escola Sup. de Belas Artes de Lisboa, O Coro do Instituto Sup. de Agronomia, o Grupo Vocal ARSIS, a Camerata Vocal de Torres Vedras ou a Orquestra de Câmara de Torres Vedras. É professor de Música do quadro da Escola de Dança do Conservatório Nacional (desde 1991). É professor da Classe de Coro do Conservatório de Música Metropolitano de Lisboa, desde 2008. Foi professor de Expressão Oral e Técnica Vocal na Escola Profissional de Teatro de Cascais de 2000 a 2005. Tem orientado diversos workshops e seminários de Direcção Coral, Técnica Vocal e Animação Musical, em Portugal e pela Europa, e participado em diversos Symposia Internacionais de Arte e Multimédia.
Da sua actividade como compositor destaque-se a obra "Sobre o Vulcão", Cantata para 3 solistas, Coro e Ensemble Instrumental, com libreto de Luísa Costa Gomes, que foi estreada nos Encontros ACARTE - Fund. C. Gulbenkian/96. Tem igualmente composto para Teatro, trabalhando com encenadores como Antonino Solmer, Manuel Cintra e Nuno Carinhas para encomenda do Festival 100 Dias/EXPO'98. Em 1999 apresentou o seu primeiro bailado em colaboração com o coreógrafo Didier Chazeau, para Orquestra de Câmara e electrónica espacializada, no âmbito do Estudio Coreográfico'99 da Companhia Nacional de Bailado, bailado que ganhou o prémio "CNB - melhor ideia original". A PORTO 2001 encomendou-lhe duas obras: "Erupção - Suite para catorze instrumentistas e manipulação deimagens" para o REMIX-Ensemble e "Deambulação" para cinco vozes solistas. No âmbito do Teatro-Musical compôs e apresentou ainda em 1999 "Libentíssimo" - Recital satírico de música e poesia - para três cantores, um actor , piano e percussão , numa dramaturgia de Luísa Costa Gomes, no Centro Cultural de Belem, voltando a criar em Março de 2002 o "Libentíssimo 2", com a mesma equipa.
Do seu trabalho de Instalação Musical, refira-se a utilização de tecnologias electroacústicas e/ou interactivas e de espacialização do som, em obras pensadas para espaços concretos - site specific works - nos seguintes locais: Mãe d'Água/92; Convento dos Cardaes e Galeria Palmira Suso/93; Patriarcal/94 (encomenda 7ª Colina, Lisboa 94); I.M.M.S. - International Multi-Media Symposium Azores/95; ICTM'97, Conferência Internacional sobre Tecnologias e Mediação, Palácio Galveias, Lisboa, 97; Cyber'98 - Criação na Era Digital, Centro Cultural de Belém, Lisboa/98; "Contemplação"-Simpósio Intern. De Arte do Feital/Transforma-Torres Vedras/2000 e "Blind Eagle" - BreadMaters III - Mediating through Art and Bread - West Cork Arts Centre,Skibbereen /Irlanda/2005. Foi comissário para a selecção musical da música portuguesa do Sec. XX e criador da música para o genérico do CD-Rom "Arte Portuguesa do Século XX" produzido pelo Instituto de Arte Contemporânea/Ministério da Cultura em 1998.
Foram editados dois discos com música de sua autoria:
  • A Cantata "Sobre o Vulcão" - gravação ao vivo dos Concertos de Estreia da obra com interpretação do Meteoros Ensemble, com direcção do Autor (edição Corda Bamba/Autor)
  • "Ode ao Vinho" gravação ao vivo dos Concertos de Estreia com interpretação da Camerata Vocal de Torres Vedras, com direcção do Autor (edição C.V.T.V./Autor).

Sobre o Coral Paradoxal


O Coral Paradoxal iniciou a sua actividade a 25 de Outubro de 2005 e nasceu da vontade de um grupo de amigos de Luís Bragança Gil de
fazerem música em conjunto. Para uns, foi a descoberta do gozo de cantar em Coro; para outros, foi a alegria de voltar a cantar sob a direcção deste músico. E estes amigos trouxeram outros… E ao longo
destes anos permitimos que muitos experimentassem cantar em coro pela primeira vez, acabando por apenas alguns terem a coragem e o empenho de ficar a "torcer" por este projecto. E afinal queremos coisas simples: cantar bem, com alegria e com qualidade musical, repertórios diversificados, sonhando sempre com Programas Musicais que combinem Repertórios diversificados, com peças contrastantes no estilo, cruzando repertório habitual para Coro com peças menos convencionais, que possibilitarão
pontes musicais entre épocas e estilos, associadas a novas formas de vivenciar e interpretar a Música. Para honrar o nosso nome, também queremos sempre que a Música seja apresentada ao Público de uma forma um pouco mais "paradoxal", procurando uma grande adaptação aos diferentes espaços das salas, numa relação vivencial com o Público, de forma a envolvê-lo no
espectáculo.
Estamos a desenvolver um Concerto Temático, que se chama "As Bestas do Mundo", composto por peças que retratam, interpretam, ou imitam os mais variados animais de todo o mundo, incluindo a besta humana.